Perdeu-se na Trilha? Assuma que Está em Perigo e Pare – Dicas de Sobrevivência

13.04.2018

A anos faço trilhas, tanto na minha cidade como em cidades vizinhas, assim como também em outros estados e na maior parte das vezes que estive nessas atividades outdoor, sempre encontrei aquela pessoa visivelmente despreparada. Porque visivelmente? Porque a pessoa estava de chinelo, sem uma garrafa de água, as vezes começando a trilha perto do anoitecer. Imagino que além de despreparada, esteja mentalmente vulnerável devido a falta de orientação, pois caso algo aconteça, possivelmente será um número estatístico, de vítimas que se perderam e tiveram que ser resgatadas, se não coisa pior.

 

 

Sair para fazer uma atividade outdoor parece uma coisa boba, sem maiores consequências. O que teria de arriscado ao caminhar por uma floresta, com os pássaros cantando? Aí é que está escondido o perigo. Aliado ao despreparo, a falta de cuidados básicos com a segurança e a falsa sensação de que nada pode dar errado, as pessoas são induzidas a cometer erros graves ao se isolarem em locais de floresta. Posso afirmar isso pois já me perdi e garanto, é assustador e tudo na floresta parece igual, o tempo vira seu inimigo e você se desorienta facilmente e começa a andar em círculos e a sua situação tende a ficar cada vez pior se você não tomar uma atitude fundamental e muito difícil, admitir que está perdido e parar, respirar fundo e se acalmar para poder tomar a decisão correta. Há casos registrados de pessoas que ficaram perdidas por vários dias e morreram a menos de 500 metros da civilização, porque estavam andando em círculos. Porque estou aqui contando? Porque não precisei ser resgatado? Porque não me machuquei seriamente? Simples, eu estava preparado físico e principalmente mentalmente. Outro ponto importante, não saio para trilha alguma sem alguns itens que considero imprescindíveis para quem quer se aventurar pelas trilhas, de qualquer lugar do mundo.

Neste vídeo falo sobre dicas simples para você colocar em prática quando for fazer aquela trilha que você não conhece, você que como eu prefere caminhar sozinho (ou em grupo), curtindo ao máximo a natureza e ama estar com você mesmo, observar a vida selvagem, a flora, levar fotos e sons da natureza.

 

Assista o vídeo confira as dicas e me acompanhe nas minhas aventuras.

 

Boa trilha!!!     

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now