Esta pequena trilha de aproximadamente 3 km, que esta incrustada no costão que separa a Praia Mole da Joaquina, é de uma beleza selvagem ímpar, pelo menos entre os lugares que conheço dentro da ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Resumidamente, são três pequenas praias, duas sem faixa de areia, somente pedras e a terceira, uma pequena praia com uma pequena faixa de areia.
Todas totalmente desabitadas e praticamente não transitam turistas, somente trilheiros, pescadores e locais. A grande atração desta trilha é a paisagem, as formações rochosas e o cenário que parece que saiu das telas do cinema.

No total a trilha tem 2,88 km e levei, com todas as paradas para descanso e refeições, mais ou menos 2:30 horas. Esta trilha inspira cuidado, no caminho até a Praia Secreta alguns trechos são íngremes e com muitas pedras escorregadias.

A trilha começa em uma servidão lajotada e logo no começo tem uma subida forte. Ao fim desta servidão a rua faz uma curva forte à direita e do lado esquerdo, no fim da servidão tem uma casa, exatamente depois dessa casa que começa a trilha, a esquerda.
Uns 150 metros depois a trilha acaba em uma cerca, atravesse-a e retome a trilha do outro lado de um pasto, onde tem uma passagem.

Logo após esta passagem, ainda na subida, existe uma bifurcação, pegue o caminho da direita. Se tomar a esquerda você irá para a Praia do Gravatá.

Esta trilha tem uma particularidade, apesar de curta, tem uma série de outros caminhos de pescadores e trilhas que vão para outros lugares, por tanto é preciso estar concentrado ou ir acompanhado de guia (sugiro).
A partir da Praia Secreta, tomando o lado direito do costão você passa a seguir em direção a Joaquina. A trilha está aberta e visível, salvo os trechos que acabam no costão e você precisa retoma-la em outro ponto. Esta situação acontece em outras três ocasiões. A partir da terceira praia, o costão se torna perigoso e trilha entra no modo perrengue, então sugiro que você vá até a terceira praia e volte, pois a partir daí o trecho não tem grandes atrativos que justifique você correr perigos desnecessários.
Dados Importantes
Para você chegar ao começo da trilha, tem que tomar o caminho da praia da Joaquina, avenida prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago. A servidão que começa a trilha fica na frente do Basílio Lanches (Serv. João José Correia da Silveira) e próximo ao beco dos surfistas.

Se você for de ônibus, tem duas opções: o Joaquina – 363, este você pega no terminal de integração TILAG (esse deixa você na entrada da trilha). Você pode pegar também o 840 – TICAN – TILAG, tanto no terminal de integração TILAG como no terminal de integração TICAN, porém este não passa na frente da servidão onde começa a trilha, você tem que saltar na esquina da rua que vai para a Praia Mole ou Rendeiras, depende do sentido que você vem, e pedir para saltar na padaria “Espaço do Pão”.
Sugiro que leve água, pois durante o percurso tem somente dois pontos de captação de água, um no começo da trilha e outro na segunda praia, em uma nascente.
Boa trilha!!!
“Corpo e mente saudáveis, a mochila sempre pronta e os caminhos no coração”
ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC
REGISTROS FOTOGRÁFICOS