Trilha Morro do Assopro (Toca do Urubu – Cachoeira da Costa da Lagoa)

10.11.2017

Esta trilha tem suas particularidades, entre elas posso destacar uma grande diversidade de espécies vegetais e por toda trilha é possível visualizar animais silvestres. As paisagens são deslumbrantes, nos pontos mais altos pode-se visualizar os contornos da ilha de Santa Catarina, em especial da porção central da Ilha, assim como Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa.

É uma trilha de dificuldade média do ponto de vista físico, pois apesar de ser comprida, aproximadamente 12 km, não tem muitas subidas fortes. Já tecnicamente é uma trilha bem difícil, principalmente da entrada para Toca do Urubu até a Costa da Lagoa, neste trecho há uma série de bifurcações, trilhas secundárias de caçadores, muitas arvores caídas, dificultando a navegação. Em alguns momentos a trilha se fecha, ao ponto de gerar duvidas sobre estar no caminho certo.

 

Não aconselho pessoas inexperientes a se aventurarem por esta trilha. Quem estiver a fim de fazer, se muna de aparelho de GPS e se possível leve um guia ou alguém que conheça a trilha.

 

Dicas Importantes

Para chegar essa trilha é preciso pegar qualquer ônibus no terminal do TILAG que vá ao centro de Florianópolis, e que passe pelo Morro da Lagoa. O ponto de referência para chegar ao começo da trilha é o Mirante da Lagoa. Estando no mirante é preciso seguir pelo caminho asfaltado (Estrada Sertão do Assopro), ao lado desta construção que segue abaixo na imagem

 

Siga por esse caminho (a subida no inicio é um pouquinho comprida) até encontrar uma pequena placa “rua sem saída”, neste ponto tem uma trilha aberta a direita.

Siga em frente, descendo um pouco terá outra bifurcação que aparentemente é uma trilha de off Road, siga pela esquerda (off Road).

Deste ponto em diante você irá caminhar por aproximadamente uma hora e meia, até chegar a entrada que vai para Toca do Urubu (difícil de achar, pois está um pouco escondida), a partir daí tem muitos caminhos alternativos, não aconselho seguir sem um guia ou GPS.

A Toca do Urubu é uma caverna muito utilizada por caçadores e moradores locais, assim como trilheiros. É uma ótima opção para uma parada para descansar, se alimentar,  explorar o local e tirar lindas fotos do visual, do alto da pedra, porém tome muito cuidado a subida é perigosa e um tombo pode resultar em tragédia.

Caminhando por aproximadamente 10 km, em direção a Costa da Lagoa, você chega a cachoeira que se situa nesta comunidade. Estando lá você vai descobrir que todo esforço valeu a pena, você pode tomar um banho refrescante na cachoeira e depois aproveitar a gastronomia local, tomar banho na lagoa, passear de barco, em fim, depois da trilha a diversão fica por sua conta.

Dica: Leve roupas que cubram os membros inferiores e superiores. Em alguns pontos a trilha fecha e os arranhões são inevitáveis;

Dica: Sugiro o uso de perneiras.

 

Boa trilha!!!

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC  

 

  

REGISTROS FOTOGRÁFICOS 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now