Trilha do Rapa (Praia Brava - Ponta das Canas)

30.06.2017

Apesar de ter um carinho especial pelo sul da ilha e em minha opinião é lá que estão os recantos mais bonitos de Florianópolis, este cantinho do norte da ilha destoa de todo o resto, pelas suas belezas e paisagens cinematográficas.

Esta trilha está tombada pela prefeitura de Florianópolis e parte dela está bem de marcada e sinalizada.

Você pode iniciar a trilha pela Rua Conego Walmor Castro, próximo a praia de Ponta das Canas, ponto de ônibus número 05. Caminhe até o final da rua e você irá identificar o início da trilha, através de uma placa da prefeitura.

Eu particularmente gosto de fazer o caminho inverso, começo a trilha pela Praia Brava, por um simples motivo, as subidas são menos íngremes se você optar por este sentido.

O trajeto todo tem aproximadamente 4 km, considero o grau de dificuldade, em uma escala de 1 a 10, por volta de 5, devido a pouca incidência de subidas pesadas. Fiz os 4 km em uma hora e quarenta minutos, caminhando em velocidade moderada, aproximadamente 3 km/h.

Dados Importantes

Para chegar de ônibus ao começo da trilha, você tem que partir do TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras, estando lá você pega o ônibus 266 – Praia Brava, este deixa você bem próximo ao mirante da brava, basta pedir para saltar neste ponto turístico. Estando lá desça o morro em direção a Praia Brava por uns 300 metros, quase chegando ao trevo, perto dos prédios tem uma entrada a beira da rodovia, a esquerda, siga por essa entrada, se você estiver no caminho certo no alto desta trilha há uma placa indicando o caminho da direita, onde você pode visitar um outro mirante e a rampa de parapente, isso antes de chegar a Lagoinha. Dai pra frente é só seguir reto, não tem erro, a trilha está aberta e em alguns pontos sinalizada.

Dica: Leve água, pois não observei nenhum ponto de coleta de água potável.

Essa trilha leva você à comunidade da Lagoinha de Ponta das Canas, mais um dos incríveis redutos da Ilha da Magia. Vale a pena o visual é demais.