Trilha Morro das Aranhas (Santinho - Moçambique)

03.05.2017

O nome Santinho é derivado de um Petróglifo, ou uma inscrição rupestre, que a muitos anos estava localizada no sítio arqueológico na Praia do Santinho. No Petróglifo estava gravado a figura de um homenzinho, o qual os moradores que fundaram a colônia, adoravam como se fosse um santo e atribuíam ao mesmo bons presságios relacionados a pesca e outras manifestações religiosas. Ocorre que este bloco de pedra foi retirado do local e supostamente levado ao Museu do Homem do Sambaqui, localizado no Colégio Catarinense, pelo Arqueólogo e Padre João Alfredo Rohr em meados de 1944. O fato, é que após a retirada deste importante item do seu local de origem, nunca mais foi visto (ROSA, 2013).

Até o momento é possível visitar o sítio arqueológico, localizado logo no começo da trilha. O sitio é iluminado e fica a disposição em tempo integral. No local foi construído uma espécie de praça, com bancos e placas contando a história do local, das inscrições rupestres e do sítio arqueológico.

A trilha do Morro das Aranhas, que liga as Praias do Santinho e Moçambique, dá acesso também ao mirante do Morro das Aranhas, local de incrível beleza, de onde é possível avistar as praias do Santinho, Ingleses, Praia Brava e Moçambique.

Esta trilha é relativamente curta, possui 3500 metros de distância, percorri este trajeto em uma hora e meia mais ou menos, levando em consideração paradas para fotos, me reidratar e comer. Estava sozinho e caminho relativamente rápido.

A trilha não apresenta dificuldades excessivas, não possui grandes desníveis e o visual distrai e ameniza o desgaste. A única preocupação e com a quantidade de pedras, pois você caminha o tempo todo margeando o costão. 

A trilha começa no costão direito da Praia do Santinho, literalmente no acesso do hotel Costão Golf á praia. Achar a trilha é fácil, pois toda a trilha está bem visível e aberta, devido a quantidade de caminhantes que a percorrem.

Logo no começo da trilha você vai ver uma placa indicando o mirante do Morro das Aranhas. Neste ponto você decide se vai caminhar os 1200 metros, ou vai deixar para volta. Detalhe, do alto do mirante não dá de ir para a Praia do Moçambique (final da trilha), você tem que voltar e retomar a trilha, da placa que indica o mirante.

O final da trilha se dá na Praia de Moçambique, a maior praia de Florianópolis, com aproximadamente 8,5 km de distância. A praia faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, por tanto é praticamente intocada e deserta, sem construções ou acesso calçado. Tanto na baixa como na alta temporada, a praia se mantém tranquila, com um número reduzido de turistas, banhistas e surfistas.

Dados Importantes 

Para chegar a trilha de ônibus, você tem que partir do terminal de integração TICAN. Estando lá você pega o ônibus 264 – INGLES. Permaneça no ônibus e só desça no ponto final (solicite ao cobrador para indicar o ponto final), estando lá desça até praia, por uma larga rua asfaltada. Estando na praia é só caminhar por uns 300 metros, até o canto direito e você já vai avistar o começo da trilha.

Sugiro que leve água, pois não observei nenhum ponto de água potável, confiável. Do mais, levar os equipamentos de praxe, um bom calçado, roupas adequadas, protetor solar, óculos de sol, alimentação, etc, etc.

 

Boa trilha!!!

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC (SANTINHO - MOÇAMBIQUE)

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC (MIRANTE MORRO DAS ARANHAS)

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

Referências  

ROSA, Fernando. Pesquisadores mergulham em busca da pedra com inscrição que deu nome à praia do Santinho, na Ilha. Notícias do Dia. Julho, 2013. Disponível em: < https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/pesquisadores-mergulham-em-busca-da-pedra-com-inscricao-que-deu-nome-a-praia-do-santinho-na-ilha>. Acesso em 28 de abril de 2017.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now