Trilha da Feiticeira (Praia Brava – Praia dos Ingleses)

19.01.2017

Antes de conhecer esta trilha, tinha uma certa expectativa positiva, pois os relatos e fotos eram os melhores possíveis. Confesso que me decepcionei um pouco. Minha avaliação geral da trilha é que não recomendaria, a não ser que você esteja na Praia Brava e queira ir para a Praia dos Ingleses. Ir especificamente para fazer a trilha, na minha opinião, não tem atrativos suficientes, a não ser pelas belas fotos, o visual e o banho de mar refrescante, que para alguns já seria um bom motivo.

Como minha função aqui é repassar meu ponto de vista técnico ao leitor, pode ser que algumas opiniões não sejam as mesmas e isso é saudável, desde de que as criticas sejam construtivas e respeitosas.

A trilha é bem curta e não vi pontos de água potável. O tempo quase todo você caminha no sol e margeando o costão, o que a torna perigosa, devido a quantidade de pedras. Em dois ou três momentos a trilha desaparece e começa em outro local, isso a deixa susceptível a desorientação. Em hipótese alguma faça essa trilha (ou qualquer outra) depois do pôr do sol.

Fiquei surpreso também com a quantidade de pessoas que me aconselharam não fazer a trilha sozinho, devido aos assaltos a turistas. Portanto cuidado, se for fazer esta trilha, faça em grupos maiores.

Esta trilha tem aproximadamente 3 km. Fiz todo o percurso em uma hora e meia, devido as dificuldades já citadas. Considero o nível de dificuldade técnico médio, devido a quantidade de pedras que você tem que transpor e a sinalização precária, apesar de a trilha estar bem visível. Dificuldade física, baixa.

Considerando que você está de frente para o mar, a trilha começa no canto direito da praia.

O começo da trilha está marcado com uma placa, orientando o turista a tomar certos cuidados.

Daí para frente é só seguir a trilha mais aberta e os caminhos da direita. Os da esquerda geralmente são caminhos de pescador ou alguma trilha para ver o mar.   

Caminhando por aproximadamente 15 a 20 minutos a trilha acabará no costão, neste ponto em especial é possível notar que as pessoas se perdem e caminham pelo mato, tentando reencontrar a trilha, pois tem uma série de pequenas trilhas, levando para lugar algum. 

Siga em frente pelas pedras, literalmente pelo costão. Vá cuidando o seu lado direito, pois 100 ou 150 metros depois (talvez menos), a trilha recomeça próximo ao mato.

Ao final da trilha você avista a Praia dos Ingleses, por sinal ótima opção para passar o dia e tomar um banho de mar refrescante.

Dados Importantes

Para chegar ao inicio da trilha de ônibus, você tem que partir do TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras, estando lá você pega o ônibus 266 - Praia Brava. Salte no ponto final, ou peça orientação ao cobrador para saltar o mais próximo ao acesso à praia possível (as pessoas costumam das informações corretas). Estando na praia não tem erro, é só seguir as orientações citadas anteriormente. 

Se você quiser partir dos Ingleses, pegue o ônibus 263 - Gaivotas, no TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras, salte no ponto final e dirija-se para o canto esquerdo da praia, você vai ver a trilha no mato, próximo ao costão.

 

Boa trilha!!!

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC  (EM BREVE)

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now