Trilha Caminho do Rei (Cachoeira do Bom Jesus - Praia Brava)

19.01.2017

Reza a lenda que nome o “Caminho do Rei” foi dado a esta trilha pelo fato que, no tempo do império este caminho foi usado pelos moradores do Norte da Ilha durante romaria a pé e a cavalo, para receber a comitiva imperial, em visita a freguesia de Canasvieiras, no ano de 1845 (ROSA, 2016).

Mas comumente utilizada, no período da pós colonização e no começo do século, pelos moradores locais (pescadores, lavadeiras, agricultores) para fazer a travessia da Cachoeira do Bom Jesus para Praia Brava (a pé, cavalo e carro de boi), a fim de visitar familiares, amigos, fazer negócios, entre outros, atualmente esta trilha é utilizada por caminhantes, motoqueiros, Jipeiros e Motain Bikers, na pratica de esportes radicais ou simplesmente apreciar o belo visual panorâmico do alto da crista do morro, que abrange Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Ponta das Canas, Praia Brava, Ingleses e Santinho.

Considero esta trilha de nível médio, em relação a sua exigência física. Apesar de não ter tantos trechos com inclinação elevada, é uma caminhada um pouco longa para iniciantes, com seguimentos escorregadios e algumas inclinações para transpor. Sua distância é de aproximadamente 4500 metros, venci esta distância em aproximadamente 2 horas, em caminhada moderada. 

Do ponto de vista técnico, acho a trilha exigente, apesar de curta. Ao longo do percurso tem uma serie bifurcações e trilhas secundárias, o que dificulta bastante a navegação, se você não estiver ambientado com a ação de fazer trilhas, não souber se orientar, não estiver acompanhado de quem o saiba ou não conheça esta trilha, a possibilidade de ficar dando voltas ou até se perder é bem real. 

 

Minha sugestão é que você comesse a sua aventura na Rua do Progresso, no Bairro Cachoeira do Bom Jesus e termine no Bairro Praia Brava. Porque isso? Porque a inclinação nesse sentido é bem menor. Outro fator, é bem mais difícil achar as trilhas secundárias que o levarão a Rua do Progresso, vindo da Praia Brava em direção a Cachoeira do Bom Jesus. Apesar de a trilha ter algumas indicações com fita Laranja, sua navegação não é das mais fáceis.

 

Entrando na rua do progresso caminhe até o final, estando lá você já vai se deparar com a primeira bifurcação, tome o caminho da direita, siga em frente sempre pela trilha mais aberta (essa é uma regra geral que uso para trilhas que não conheço, quase sempre da certo, mas não é uma verdade absoluta). Após uns 15 minutos você vai chegar a uma trilha mais aberta, siga o caminho da esquerda, mais a frente você vai se deparar com mais duas bifurcações, se mantenha a direita até chegar no alto do morro, onde se abrira para uma pista clandestina de motocross, muito utilizada pelos locais

Nesse ponto você deve tomar cuidado, pois o lugar tem o tamanho de um campo de futebol e é cheio de passagens e trilhas feitas pelos próprios motociclistas. Logo que chegar neste ponto você ira reconhecer, pois são trilhas bem abertas e batidas. Siga o caminho da esquerda e fique prestando atenção a sua esquerda, pois uns 300 metros a frente terá outra trilha escondida neste mesmo lado, é por ali que você deve seguir.

 

Achando esta entrada não tem erro, a trilha esta bem aberta, praticamente só descida e não tem mais bifurcações, é só caminhar reto.

Se você estiver no caminho certo, a sua direita você ira passar por dois pontos de descanso, são descampados, rampas de decolagem de parapente e asa delta, tem bancos rústicos e lixeiras.

Chegando a estrada geral da Praia Brava tome o caminho da direita, uns 200 metros acima é o mirante da brava, ponto turístico muito frequentado, o visual é incrível e vai render ótimas fotos.

 

Dados Importantes

Para chegar de ônibus ao começo da trilha, na Rua do Progresso, bairro Cachoeira do Bom Jesus, você tem que partir do TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras, estando lá você pega o ônibus 260 – Cachoeira do Bom Jesus, este deixa você bem próximo a Rua do Progresso, basta pedir para saltar no ponto número 13 – Rua Leonel Pereira Nelito, o ponto de referência é "Cachorro Quente, "Prensado do Jorge".

Dica: sugiro que leve água, pois durante o percurso não observei nenhum ponto de água potável, a não ser que você tome o caminho das antenas, neste caso tem vários pontos de coleta de água, mas nenhum confiável, leve algum químico para trata-la.

 

Se você quiser fazer a trilha a partir da Praia Brava, o ponto de referência é o mirante da Brava, para saltar neste ponto você pega o ônibus 266 - Praia Brava, no TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras. Volte um pouco, descendo o morro e o ponto de entrada da trilha é a placa do “mirante e escola de parapente”.

Boa trilha!!! 

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC 

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

REFERÊNCIAS

ROSA, Edson. Programa Roteiros do Ambiente resgata caminhos históricos para turismo ecológico na ilha. Noticias do Dia. Março, 2016. Disponível em: <http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/299595-programa-roteiros-do-ambiente-resgata-caminhos-historicos-para-turismo-ecologico-na-ilha.html>. Acesso em: 06 de julho de 2016.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now