Trilha Pico do Cambirela (Palhoça - SC)

17.01.2017

Com 1043m de altitude, o Pico do Cambirela faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e esta localizado no município de Palhoça, do seu cume é possível avistar o Rio Cubatão, a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), os municípios de Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e uma vista privilegiada do Oceano Atlântico. Especula-se que pelo fato da Serra do Tabuleiro ser rica em nascentes e fontes de águas termais, diz a lenda que o Pico do Cambirela venha a ser o cume mais alto de um vulcão extinto. 

Para chegar ao alto da montanha existem três trilhas, no caso deste post, vou indicar duas vias, a trilha 01, conhecida como Face Norte, esta a mais curta e em minha opinião a mais fácil, apesar de ter um trecho maior de subida íngreme em relação a trilha 02. A outra opção é a trilha 02, conhecida como Canaleta Central, é um pouco mais longa que a Face Norte, porém próximo ao cume há uma série de trechos “Trepa Pedra” que é conquistado com auxílio de cordas que já estão lá a muito tempo, escadas rústicas feitas de corda e madeira, escadas de ferro chumbadas na pedra, em fim, tanto uma como a outra são munidas de muitas pedras, terreno escorregadio, muitas raízes, trepa pedras com altura suficiente para machucar muito ou até causar óbito, sendo assim não aconselho que se faça esta subida solo.

Fiz a subida pela canaleta central e desci pela face norte. Não tive dificuldade alguma em chegar ao topo do Cambirela, a trilha esta bem aberta e totalmente sinalizada com fitas por todo o caminho, a descida idem. 

Na minha avaliação a subida é de dificuldade avançada, exigindo do aventureiro bom preparo físico. Conquistei o cume em aproximadamente 3 horas, porém fiz pausas e caminhei relativamente devagar. Também é importante levar em consideração que estava carregado, pois fui para passar a noite, ou seja, poderia ter feito em duas ou duas horas e trinta minutos com facilidade. A Canaleta Central tem 2,9 km até o ponto do acampamento base, logo após o primeiro pico. 

Para chegar ao começo da trilha, subindo pela Canaleta Central, o melhor ponto de referência é a ponte pênsil sobre o Rio Cubatão, também conhecida como Ponte do Massiambu, esta localizada na Rua João Carlos Ferreira, Guarda do Cubatão, Palhoça. 

Atravessando a ponte em direção as montanhas, você irá dobrar a esquerda e entrar na Rua José Miguel Ferreira (que fica a direita, antes do Mercado Alvorada). 

Siga até quase o fim da rua, onde tem uma propriedade que abrange os dois lados da servidão, preste atenção no seu lado direito, pois há uma placa indicando o começo da trilha. Atravesse a cerca e você chegará a outra placa indicando o caminho da esquerda, siga em frente pelo descampado, pelo que parece um caminho feito pelo gado, até chegar ao começo da floresta, onde você verá outra placa, esta indicando o começo da trilha propriamente dita. 

Desse ponto em diante não tem erro, é só seguir as indicações com fitas e a parte mais aberta da trilha, insisto, tomando cuidado redobrado, a trilha tem muitas pedras, o terreno é escorregadio e perigoso.

Após subir a trilha por uns 40 minutos, você chegara a um bom ponto de descanso, fica a direita. É uma clareira e um ponto para encher o cantil, possivelmente o último ate o topo da montanha. Não sei a procedência da água, leve algum químico para trata-la.

Depois de aproximadamente hora e meia de caminhada, tem outro bom ponto para descansar, sugiro faze-lo, comer algo e recompor as energias, pois daí pra frente as coisas ficam extremamente desgastantes, são as partes finais e mais perigosas, com vários Trepa Pedras e onde começam também os trechos com cordas.

Ao transpor o ultimo lance de escadas tem-se a impressão de ter chegado ao ponto mais alto, mas subindo esse primeiro pico, nota-se que tem mais dois pontos de maior altitude. Neste primeiro pico, duas dicas importantes:

1- Descendo o primeiro topo você verá uma trilha bem aberta a direita, em uma ribanceira. Descendo uns 50 metros pela ribanceira, você verá uma trilha quase apagada a esquerda, seguindo por ela você encontra o único ponto de coleta de água que observei no alto do Cambirela. 

2- Seguindo em frente (passando direto pela ribanceira citada anteriormente) em direção ao segundo ponto mais alto, você obrigatoriamente passa por uma clareira, este é o melhor ponto para acampar.

Subindo mais um pouco, passando pela clareira, em direção ao terceiro ponto mais alto, você vera uma trilha a esquerda, esse é o caminho de entrada ou saída, depende do ponto de vista, da trilha 01 (Face Norte). 

Este foi o caminho que utilizei para descer e acho o mais fácil, apesar de não menos perigoso, pois o trecho é íngreme por mais tempo em relação a Canaleta Central. Apesar de a trilha ser mais curta, não tem tantos pontos que necessite de cordas e escadas. Observei somente dois pontos que usaria o auxilio de cordas. A face norte tem 2,3 km e fiz a decida em 02h23min. 

Se você optar por iniciar a trilha pela Face Norte, entrada tem seu início em uma propriedade as margens da BR 101, a direita de quem vai em sentido Garopaba (tem um portal na entrada), logo após o Km 222. Convém ser educado e pedir autorização antes de entrar, afinal se trata de uma espécie de condomínio.

Cada gota de suor e esforço físico vale a pena, o visual é incrível, realmente é um daqueles lugares que você suspira. 

 

Dados Importantes 

Na minha avaliação pessoal, não subiria mais para acampar, a não ser que fosse para ver o pôr e o nascer do sol, que é incrível, com o mínimo de peso possível. Quais motivos?

 

1- Recursos escassos e de difícil aquisição, como água e lenha para se aquecer a noite, pois é bem frio, tudo é muito úmido e fazer fogo vira uma arte;

 

2- Poucos lugares para acampar. Você corre o risco de chegar lá e não ter onde montar a barraca se, tiver um número considerável de pessoas acampando;

 

3- De 0 a 10 de dificuldade, dou nível 8 para a dificuldade em transpor obstáculos com mochila cargueiro, muito carregada. A não ser que você esteja acostumado, vai sofrer para subir, pois o desgaste físico é enorme e na descida suas articulações vão acusar, por tanto sugiro avaliar bem o que esta dentro das suas condições.

 

Jamais, em hipótese alguma faça essa trilha, ou qualquer outra, a noite, a não ser que você saiba exatamente o que esta fazendo, mesmo assim não sou a favor, somente em caso de vida ou morte, ainda assim eu pensaria duas vezes. Esta trilha do Cambirela é a que mais promove resgates pelo GBS – Grupo de Busca e Salvamento no Estado de Santa Catarina, por tanto como já mencionado, todo cuidado é pouco.              

 

Dica: Levei Bastões de caminhada, na subida ajudou muito, porém na descida, se o seu bastão não for do tipo telescópico, que de para acondicionar ou amarrar na mochila, melhor não levar.

 

Dica: Sugiro que leve água, pelo menos para começar a trilha, pois como já citei, só observei dois pontos de coleta de água.

 

Dica: Recomendo que você vá de carro, a não ser que você não tenha outra opção. No inicio das trilhas, tanto Face Norte como Canaleta Central, parece seguro deixar o veículo. Se você desejar ainda assim pegar o ônibus, a linha é 322-Circular Via Formiga - Estação Palhoça, contato (48) 3279-3200. Esta linha deixa você próximo ao começo da trilha 02, Canaleta Central. Sugiro ligar antes para saber os horários, pois é bem complicadinho chegar lá de transporte público.  

 

Dica: Sugiro levar uma corda de pelo menos 10 metros, pois a trilha 01 – Face Norte, não tem cordas de apoio fixas e as cordas da trilha 02 – Canaleta Central, não estão 100% confiáveis.

 

Boa trilha!!!

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC  (EM BREVE)

 

REFERÊNCIAS:

CANTÚ, Evandro. Morro da Cambirela. ETFSC – UNEDSJ. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~lau.lung/fotos/morro_da_cambirela.htm> Acesso em: 18 mai 2016. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambirela> Acesso em: 18 mai 2016.

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now