Trilha Rio do Boi (Praia Grande - SC)

29.01.2017

A origem do nome “Rio do Boi” se dá ao fato de que, nos campos acima do Canyon, haviam fazendas de criação de gado, tendo ao fundo da montanha, o rio. As tropas que desciam os Aparados, aos pés da serra, atravessavam o rio e constantemente avistavam diversas ossadas bovinas. Os animais provavelmente despencavam centenas de metros no precipício, ao se aventurar pelas bordas do Canyon em dia de forte neblina, e essas carcaças se acumulavam as margens do rio.

Esta é uma daquelas trilhas que todo o esforço compensa, não só no final, mas em todo percurso, pois 80% do trajeto é feito por dentro do Cânion Itaimbezinho (lado catarinense). O visual é incrível, a Mata Atlântica é exuberante, os paredões se elevam dezenas de metros nas duas margens do rio e tem um nível de aventura acima do normal, já que você caminha as margens do rio o tempo todo e o cruza diversas vezes.

A trilha está localizada dentro da reserva ambiental Aparados da Serra, no município de Praia Grande - SC e é administrada pelo ICMBIO, portanto algumas regras devem ser respeitadas, caso contrário você fica impedido de fazer a trilha. As principais:

  • Você só faz a trilha acompanhado de guia;

  • Não é permitido a entrada de animais de estimação;

  • Não é permitido acampar;

  • Não é permitido fazer fogo;

  • Se o nível do rio estiver alto, a trilha é interditada;

  • Não é permitido permanecer no parque após as 18 horas, entre outras.

Detalhes sobre valores, dias de funcionamento e outros dados úteis, segue link do ICMBIO: http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

A trilha tem um total de 16 km (ida e volta) e leva entre 5 e 8 horas, dependendo das condições do rio e o nível físico do grupo. Apesar de ter poucas subidas e curtas, o nível de dificuldade é alto, pois você caminha o tempo todo por cima de pedras, atravessando o rio de um lado para o outro, diversas vezes, em alguns casos com água pela cintura, ou seja, você fica molhado quase que o tempo todo, isso torna o percurso um pouco mais desgastante.

Leve itens de praxe (protetor solar, higiene pessoal, alimento, etc, etc) em uma mochila de ataque, de no máximo 30 litros. Sede você não vai passar, pois a trilha é dentro do rio e tem vários pontos de coleta de água. Um litro de água é o suficiente para você tomar no começo da trilha (entrada do parque até o rio) que é de aproximadamente 2 km.

 

Dica: não aconselho pessoas com baixa condição física ou problemas nas articulações no joelho a se aventurar por esse local, fatalmente vai ter problemas sérios, pois o resgate dentro do Cânion é muito complicado (se tiver).

 

Dica: se possível, leve um tênis próprio para caminha em rios (tenho um da Columbia que é muito bom e tem ótimo custo benefício). Bastão de caminhada é uma boa pedida, pode evitar alguns tombos quando você estiver caminhando em cima das pedras as margens do rio.

 

Dica: Leve um saco estanque pequeno para por dentro as coisas que não podem molhar, como eletrônicos e acondicione dentro da mochila.

 

Dica: leve uma muda de roupa seca para trocar na volta e um par de chinelos, acredite, você vai precisar.

 

Dados importantes

Para chegar a entrada do parque, vindo de SC pela BR 101, siga pela entrada do acesso para São João do Sul - Praia Grande (21 km pela SC 290 - antiga SC 450 - até Praia Grande) e 23 km de estrada de terra até a entrada do Parque, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427). Praia Grande fica a cerca de 300 km da capital Florianópolis e a 210 km da capital Porto Alegre, pela BR 101.

 

Dica: Se possível vá com veículo próprio e de tempos em tempos vá perguntado para as pessoas se você está no caminho certo. A última vez que fui, o GPS me mandou para o caminho mais curto e cheguei a uma estrada de chão, interditada. Resultado perdi um bom tempo e tive que retornar uns 20 km.

 

Boa trilha!!! 

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC  (EM BREVE)

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now