Trilha Cachoeira do Rio Vermelho (Vargem do Braço - SC)

14.01.2017

Sou suspeito pra falar de lugares como este, pois rios, cachoeiras isoladas, são os lugares que mais gosto de visitar.  A Cachoeira do Rio Vermelho é um desses lugares de perder o fôlego, incrustada em meio à mata fechada, tem um enorme potencial à exploração, ou seja, no decorrer do seu curso em direção ao mar ou ás às montanhas, possivelmente há uma série de outras cachoeiras e saltos tão ou mais deslumbrantes do que este.

É preciso lembrar dos perigos, por se tratar de um lugar isolado, em caso de acidente o resgate é complicado até mesmo para uma equipe experiente, por tanto ao visitar lugares assim, todo cuidado é pouco. Não utilize bebidas alcoólicas, não se aventure nas beiradas dos penhascos, em fim, tenha medo, costumo dizer que é o que te mantém vivo.

Sugiro que para fazer a esta trilha vá acompanhado de alguém que já tenha feito ou de um guia, pois não há qualquer sinalização indicando o começo da trilha e o acesso é feito transpondo propriedades particulares. Não tive dificuldade em achar, porém tive que me reportar aos nativos da região.

 

Obs.: Não seja inconsequente, não feche a porta para o próximo trilheiro, respeite a propriedade alheia, traga seu lixo de volta, seja gentil com os donos das terras e peça licença para utilizar o caminho.

 

Esta trilha é relativamente curta, 2650 metros, fiz em aproximadamente 01h30min, sua dificuldade esta em uma subida forte bem no final da trilha, de aproximadamente uns 20 minutos, portanto a considero de fácil para média dificuldade.

Outro fator que não se deve desconsiderar é a falta de sinalização, o lado positivo é que não há bifurcações, é só caminhar reto o tempo todo. Somente no fim da trilha há uma entrada mal sinalizada, é preciso ficar atento, caso contrário você passará reto pelo ponto de entrada que dá acesso a cachoeira.

 

Dica: Passando a entrada da cachoeira, caminhando mais uns 20 minutos por uma trilha aberta, você chega a um rio com várias pequenas piscinas para se banhar. Este recanto não é nem de longe mais bonito que a cachoeira, em compensação é bem mais seguro. Vale a pena conferir.

Dados Importantes

Para chegar a trilha de carro, você deve seguir pela BR 282 em sentido a Lages, em Santo Amaro da Imperatriz você deve ir em direção as termas de Caldas da Imperatriz e na bifurcação logo após ao Ativa Rafting, você deve pegar o lado esquerdo, sentido Vargem do Braço, e seguir por aproximadamente uns 5 km.

Detalhe, quase toda extensão da estrada é de terra, bem esburacada e com pedras.

A entrada da rua que da acesso a trilha, fica do lado esquerdo da estrada e não esta tão visível nem sinalizada.

Para acha-la você deve prestar atenção a uma casa rosa do lado direito, em uma curva, a entrada é logo em seguida. Passando a casa rosa, se você chegar a um morro, volte, já passou a entrada.

Achado a entrada da rua que da acesso a trilha, você vai passar uma ponte e seguir pela estradinha, até chegar a um descampado, você pode deixar o veículo nesse ponto ou você pode optar por seguir uns 50 metros mais, passar outra ponte e deixar o veículo próximo ao portão.

Após a segunda ponte você encontrará um portal, passe por ele e siga pelo caminho, você estará na propriedade do seu Adolar, trate-o com educação e respeito, de preferência peça permissão para passar por suas terras, não tem erro.

Siga em frente, passe por uma porteira e logo após passar por um bambuzal e uma estrutura onde se embarca bois, atente para um descampado a seguir, pois nesse ponto a trilha apaga um pouco, siga reto.

Neste ponto há duas entradas bem abertas na mata, uma a esquerda, você não deve segui-la, irá se perder.

Seguindo reto você começará uma subida forte por uns 20 minutos, em um determinado momento há uma entrada visível a direita, este sinal indica a entra do acesso a cachoeira. Cuidado a descida é íngreme e escorregadia.

Sugiro que leve água ou meios de purificação, pois apesar da quantidade de água disponível, não conheço a procedência.

Todo esforço e suor valem a pena, o lugar é fantástico.

 

Boa trilha!!!! 

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now