Trilha Praia Secreta

11.01.2017

Ainda existem na ilha lugares desconhecidos, intocados, desertos e lindos na ilha de Santa Catarina, esta praia sem duvida é um desses locais. A praia secreta é um reduto de surfistas e pescadores e sua aparência de deserta lhe confere todo o charme, um convite a sentar e apreciar, perceber o quanto a naturesa é perfeita.

Apesar de curta, aproximadamente 1 km, e tempo de percurso de mais ou menos 30 minutos, esta trilha inspira cuidado, alguns trechos são um pouco íngremes e com muitas pedras escorregadia. A trilha começa em uma servidão lajotada e logo no começo tem uma subida forte. Ao fim desta servidão a rua faz uma curva forte à direita e do lado esquerdo, no fim da servidão tem uma casa, exatamente depois dessa casa que começa a trilha, a esquerda.

Uns 150 metros depois a trilha acaba em uma cerca, atravesse-a e retome a trilha do outro lado de um pasto, onde tem uma passagem.

Logo após esta passagem, ainda na subida, existe uma bifurcação, pegue o caminho da direita.

Esta trilha tem uma particularidade, apesar de curta, tem uma série de outros caminhos de pescadores e trilhas que vão para outros lugares, por tanto é preciso estar concentrado ou ir acompanhado de guia.

No alto do morro, à direita, tem uma espécie de caixa d’agua de concreto, siga em frente, não desvie o caminho por esta trilha, não sei onde vai dar. Logo à frente você começa a descer e já ouve o barulho do mar. Você só vai observar a praia quase no final da trilha, e a visão é espetacular.

Cuidado na descida, muitas pedras, e descida íngreme, por tanto sugiro o uso de calçados fechados.

Tome o cuidado de prestar bem atenção por onde você veio, inclusive se fizer algumas marcações, melhor. O local é muito usado por pescadores e tem trilhas para todos os lados.

A praia tem fundo de pedra, portanto não é aconselhável entrar na água pra tomar banho, muito perigoso. Apesar da dificuldade do terreno, classifico esta trilha como fácil.

Dados Importantes:

Para você chegar ao começo da trilha você tem que tomar o caminho da praia da Joaquina, avenida prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago. A servidão que começa a trilha fica na frente do Basílio Lanches,na Serv. João José Correia da Silveira e próximo ao beco dos surfistas.

Se você for de ônibus tem duas opções: o Joaquina – 363, este você pega no terminal de integração TILAG. Você pode pegar também o 840 – TICAN – TILAG, tanto no terminal de integração TILAG como no terminal de integração TICAN, porém este não passa na frente da servidão onde começa a trilha, você tem que saltar na esquina da rua que vai para a Praia Mole ou Rendeiras, depende do sentido que você vem, e pedir para saltar na padaria “Espaço do Pão”.

Sugiro que leve água, pois durante o percurso tem somente dois pontos de água aparentemente potável, um no começo da trilha e outro no final, na casa da associação dos pescadores.

 

Boa trilha!!!  

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC  (EM BREVE)

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now