Trilha do Gravatá (Lagoa da Conceição)

08.01.2017

Esta é uma trilha curta, aproximadamente 1,5 km, porém o visual que o espera no fim da trilha é de tirar o fôlego. Do alto do morro, após aproximadamente 10 minutos de trilha, você alcança a rampa para decolagem de asa delta e parapente, de onde é possível visualizar a Praia Mole a frente e mais ao fundo, a praia da Galheta. 

A praia do Gravatá abriga uma pequena vila de pescadores e recebe este nome devido a grande quantidade da planta Eryngium horridum (Gravatá).

Considero o nível de dificuldade desta trilha fácil, apesar de ter uma subida forte no começo e em toda a sua extensão apresenta muitas pedras. Sugiro o uso de bastões de caminhada, bons tênis ou botas para evitar escorregões e tombos.

Para finalizar este percurso levei cerca de 30 minutos caminhando em velocidade moderada e fazendo paradas para tirar fotos e me alimentar. O retorno fiz em 15 minutos, pois caminhei mais rápido e quase não parei.

O retorno ao começo da trilha fica próximo a avenida das rendeiras, lugar igualmente deslumbrante onde tem uma orla com vários bares, restaurantes, artesanato e é banhado pela Lagoa da Conceição, onde você pode tomar banho e praticar uma série de esportes aquáticos como stand up paddle, kitesurfe, ate mesmo passeios de barco.

Dados Importantes:

Para chegar ao começo da trilha é necessário que você se dirija ao bairro Lagoa da Conceição, na Rod. Jornalista Manoel de Menezes, número 344.

Se você for a partir do terminal de integração TILAG, terá as opções de ônibus 840 – TICAN-TILAG e o 360 – Barra da Lagoa, a partir do terminal de integração TICAN, pegue o 840 – TICAN–TILAG.

A casa número 344 fica quase no alto do morro que da acesso a Praia Mole, de quem vem da avenida das rendeiras, próximo a uma placa da Parapente Sul. O começo da trilha fica ao lado da entrada da casa número 344 e parece uma via concretada, não se engane é ali mesmo.

Começando a trilha é só seguir reto, a trilha é bem aberta e não tem como se perder, basta tomar os cuidados já citados anteriomente.

Chegando a pequena praia do Gravatá, você pode pegar a trilha no canto direito e subir até o alto do morro, além do visual incrível, você vai visualizar o começo do costão esquerdo da Joaquina e contemplar o lindo costão da própria praia do Gravatá, a esquerda você observa a Praia Mole e mais ao fundo a Galheta.

Dica: É importante levar água, apesar de ter duas nascentes no meio do percurso, não tenho certeza se a água é potável, talvez seja necessário purifica-la.

Dica: sugiro que conversem com os pescadores da comunidade, eles tem muitas historias e informações do local para trocar com turistas, são hospitaleiros e gostam de um bom papo.

 

Segundo os pecadores, ao nascer do sol é possível avistar as lontras, se você tiver sorte.

 

 

Boa trilha!!! 

 

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now