Manual do Trilheiro – Como Escolher o Calçado Ideal

22.12.2016

O cuidado com os pés, para quem costuma praticar o trakking ou o hiking, pode ser o diferencial entre concluir sua caminhada de forma tranquila e prazerosa e quem talvez nem chegue ao destino. Este conforto passa inevitavelmente, entre outros, pelo tipo de calçado que você adota para praticar este esporte.

Algumas características devem ser levadas em consideração antes de investir neste equipamento, que na minha opinião é um dos mais importantes, se não o mais, para quem pratica este esporte. Primeiramente é necessário escolher o modelo que mais se adapta ao seu custo benefício. Dê preferência às botas, pois protegem o tornozelo e dão mais estabilidade na caminhada. Opte por botas impermeáveis e que possuam a tecnologia gore-tex, (detalhes: http://altamontanha.com/Artigo/2649/o-que-e-e-para-que-serve-o-goretex) ou outra tecnologia de impermeabilização. Estas características garantirão que seus pés permaneçam secos, o que é imprescindível quando se caminha por longo tempo.

 

Quando você estiver certo da sua compra, escolha o calçado com um número acima do seu número usual, pois em longas caminhadas os seus pés incham. Esse tipo de calçado se usa com meias grossas. Eu uso uma meia fina por baixo da grossa, por dois motivos: um, ameniza o risco de calos. Dois, quando você sente que o pé está inchado, tira uma das meias, isso ameniza o desconforto. 

 

No momento da compra, calce o tênis e fique com ele calçado por alguns minutos, caminhe, teste sem medo de ser feliz. 

Eu uso uma bota da marca SALOMON, paguei um pouco caro, mas foi uma aquisição da qual não me arrependi. Existem outras marcas muito boas como a Timberland, The Nort Face, Snake, entre outras. A escolha da marca vai depender mais do gosto pessoal e do teste que você fará antes de adquirir.

 

De maneira alguma estou fazendo marketing ou afirmando que é preciso ter um equipamento deste para poder fazer trilha, muito pelo contrário, qualquer tênis pode ser utilizado, o que muda quando você usa um equipamento especializado é o conforto e os cuidados extras que você terá que ter, ao deixar seus pés menos protegidos na caminhada. Para quem não quer investir neste equipamento, assegure-se que seu tênis de caminhada tenha pelo menos garras ou ranhuras mais profundas no solado, pois tênis de sola lisa na trilha é tombo na certa, que tenha uma certa flexibilidade e que seja confortável e o mais leve possível.

 

Boa trilha!!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now