Trilha Ratones – Costa da Lagoa

21.12.2016

Esta é uma das trilhas mais belas e completas de Florianópolis, a este caminho se aliam história, cultura, observação de diversas paisagens, local para se banhar, tranquilidade, passeio de barco e se estiver sobrando uns trocados, uma gostosa refeição, acompanhada além de excelente sabor, de um visual extraordinário.

 

A trilha têm dificuldade física e técnica fácil a média, (dependerá muito da condição física de cada indivíduo) devido à distância, que é de aproximadamente 5 km e a uma descida forte no segundo quilometro da trilha. Durante a trilha você passa por algumas bifurcações o que pode confundir os menos experientes nesse tipo de atividade, porem a trilha está bem marcada e uma parte está sinalizada.

Caminhando em velocidade moderada, fiz este trajeto em 2 horas. A trilha é dotada de varias fontes de água, portanto a necessidade de levar água é mínima, desde que você tenha algum meio de purificar a água, caso contrário o ideal e levar mais um pouco de água, um a dois litros.

Dados Importantes

Para quem vai de ônibus é preciso chegar ao terminal do TISAN, estando lá você têm três opções:

· 941 Canavieiras Santo Antônio via Ratones;

· 273 Circular Ratones;

· 282 Circular Vargem Pequena.

Dica: Fique atento, pois com exceção da linha 273 e 282 a linha 941 têm restrições no final de semana.

O ponto de referência para saltar do ônibus é a "Padaria e Mercearia Jonas, onde você pode comprar algo antes de começar a trilha, ou ainda o ponto de ônibus "número 09".  

O inicio da trilha se dá na Serv. Manoel Amaro Nunes Pinheiro. Siga por esta rua de chão batido até encontrar o centro de recuperação de dependentes químicos "Casa do Oleiro". 

Passando a Casa do Oleiro siga pela direita, pelo caminho mais aberto, neste ponto você começa a descer um pequeno morro.

 

Siga em frente até chegar a ultima casa da rua, então você fará uma curva a direita e chegará a uma malha de bambus, neste ponto você já estará na trilha.

Siga sempre tomando o caminho mais aberto e da direita, depois de aproximadamente 50 minutos você estará na costa da lagoa.

Você saberá que chegou, porque depois de alguns minutos descendo a trilha já dá pra avistar o lindo visual da lagoa. No fim desta trilha.

Já as margens da lagoa, você chega a um ponto que não dá de seguir reto, tomando a esquerda você vai para a Prainha ou Castelinho, para a direita você vai para a comunidade da costa da lagoa.

Se você decidir ir para a comunidade é bom ter alguém junto que já tenha feito a trilha ou um guia, pois a trilha passar por algumas propriedades particulares e em duas ocasiões o caminho some e recomeça em outro ponto. Passando esses dois pontos é só seguir em frente até chegar a comunidade de pescadores ribeirinhos da Costa Lagoa, onde é possível almoçar em um dos diversos restaurantes que têm no decorrer da trilha.

Estando na comunidade você chega aos pier’s e pega os barcos que vão para a Lagoa da Conceição onde a aventura termina.

 

Boa trilha!!!!

                                                                                                                                                                                                                                      

ARQUIVO PARA GPS (.GPX) - WIKILOC                                                                                                                                          

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now