© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

Trilha Morro do Lampião 

Entre as décadas de 20 e 30 (1929 e 31), o aviador e autor francês do clássico da literatura “O pequeno Príncipe”, Antonie Saint Exupéry, passou diversas vezes pelo bairro Campeche, em Florianópolis – SC, nestas passagens interagiu intimamente com pescadores e moradores locais, onde ficou conhecido como Zé Perri. Exupéry trabalhava para uma empresa de correio aéreo francês, Latécoère, que tinha a intenção de estender seus serviços pela América latina, sendo assim várias escalas passaram a ser feitas pela costa do Brasil, entre estas Florianópolis. Não há nenhum museu oficializando estes episódios, somente a casa dos pilotos, que existe até hoje e era chamada de “Popote” pelos pilotos franceses.

Alguns pontos fazem referência a este fato da história, como o nome da principal avenida do bairro Campeche, “Avenida Pequeno Príncipe” e o aeródromo do bairro, também de mesmo nome.

O moro do lampião fica atrás do aeródromo, onde esta localizada a trilha em questão. Segundo as histórias contadas pelos nativos, o morro ganhou este nome pelo fato dos ilhéus da época subirem o morro com lampiões nas mãos a fim de orientar os aviadores, evitando seu abalroamento com o morro. O melhor ponto de observação da trilha é a pedra do Urubu, de onde se pode visualizar as Praias do Campeche, da Joaquina, da Barra da Lagoa e do Moçambique, além da Lagoinha Pequena e da Lagoa da Conceição.

Esta trilha é relativamente curta, 1870 metros, fiz em aproximadamente 30 minutos, sua dificuldade esta no fato de ser de morro acima quase todo tempo.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now