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O QUE LEVAR NA MOCHILA

Desde os tempos remotos que o homem se desloca de um ponto a outro. A princípio os motivos eram, em sua maioria ambientais, como a escassez de alimento e catástrofes naturais, ou por motivos estratégicos, como as guerras, em fim, uma série de eventos levaram o homem a desbravar novos horizontes e mudar constantemente de lugar.

O homem moderno fez desta habilidade de se deslocar, uma prática esportiva e um hobby, o qual passou de uma necessidade a uma atividade prazerosa e tem tudo a ver com a integração com a natureza, com o politicamente correto, preservação, etc, mas principalmente com a necessidade de criar hábitos saudáveis.

 

O QUE LEVAR NA MOCHILA:

Nesta abordagem farei um resumo sobre um assunto recorrente, mas que a maioria das pessoas não sabe como lidar e acabam cometendo erros primários, que é o momento de preparar a mochila para uma simples caminhada, principalmente no que diz respeito a alimentação. Neste post, empresto ao leitor minha experiência e vou tentar corrigir essas pequenas falhas, já que um dos itens que podem levar a uma derradeira desistência de chegar ao objetivo final, é a mochila inadequada e o excesso de peso.

          O planejamento é essencial não só para fazer uma trilha com segurança, mas como para qualquer atividade que desejamos desempenhar com propriedade. A primeira medida a se tomar, é buscar todos os dados possíveis que possam levar o trilheiro a ter o histórico completo, de antemão, do local de destino (qual ônibus tomar, pontos de referência, quanto tempo de trilha, quais as condições climáticas, qual o grau de dificuldade etc, etc.

 

Alimentação

          Quando me preparo para uma caminhada, considero exatamente quantas refeições farei. Por exemplo, se a trilha for de quatro horas, calculo quantas refeições faria nessas quatro horas, ou seja, me alimento de três em três horas, portanto em quatro horas seria uma refeições. Levo uma refeição a mais por segurança e garanto, é o suficiente.

 

Qual Tipo de Alimento

          Levo sempre para a refeição principal sanduíche, de preferência feito com produtos defumados e sem maionese, patê. Costumo levar salame defumado e queijo bem maturado (desses que não precisam de refrigeração), frutas (in natura ou desidratadas), bolacha (devido à praticidade), barra de cereal, chocolate (para repor energia), alguma fonte de reposição de sais minerais (amendoim, castanhas). Logicamente não se pode deixar de considerar a água como parte da alimentação.

 

Itens de Uso Pessoal

          Levo uma muda de roupa reserva (camisa, roupas intimas, moletom se achar necessário), capa de chuva, maquina digital, uma boa faca e canivete, repelente, protetor solar, itens de higiene pessoal (papel higiênico, pasta e escova de dente, sabonete etc.), uma toalha de rosto pequena, bloquinho de anotações e caneta, um isqueiro, um pequeno kit de primeiros socorros (sempre tenho uma bússola e um apito na mochila).

 

Importante:

          Acondicione as coisas que não podem molhar dentro de uma sacola plástica, dentro da mochila.

Observação:

           Tem coisas relatadas que podem parecer bestas, como por exemplo o apito. Mas se você estiver em um lugar desconhecido e cair em um buraco e se machucar, o apito pode salvar sua vida, pois o alcance do som da sua voz é muito menor do que o som do apito. Da mesma forma a bussola. Nunca subestime o mar ou a floresta, perder-se nesses lugares é extremamente fácil e perigoso devido à desorientação. Se você estiver despreparado, é um convite ao desespero e ao pânico, por mais tranquila e simples que pareça sua aventura de fim de semana.

Boa trilha!!!

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